Contagem regressiva

quarta-feira, 11 de agosto de 2010

A música da cerimônia

Oi gente!!

Depois de um tempinho sumida voltei mais animadinha! Acho que era déprê pré aniversário!! - Vocês tb tem isso?? rs

O assunto de hoje é a música da cerimônia!
Na minha opinião, ela é responsável por toda a emoção e beleza da cerimônia! Ela vai ditar o clima do grande dia!!
Pois então, contratar um coral já estava nos meus planos desde o início. Por mais que a minha igreja seja pequenina, tenho certeza que as músicas cantadas por sopranos, tenores e afins será beeeem emocionante! :)


O que eu pelo visto não fazia idéia é o valor que será gasto com esse item!!! Separei uma parte do meu orçamento para a música, mas pelos orçamentos que chegam, gastarei bem mais do que o esperado!! Coisa de mil reais a mais!!! :((

Coemçarei a saga das visitinhas e vou contando pra vocês!!

Achei esse textinho no site do Delfim Moreira, bem bacana!!

"Um repertório bem escolhido inspira a todos, desde o padre, familiares, noivos, convidados, cerimonial até os próprios músicos.


Aconselho sempre que não escolham orquestras e corais por preços ou quantidade de componentes, pois a qualidade não está diretamente relacionada a esses fatores, mais vale dois grandes violinistas bem amplificados (microfones específicos e aparelhagem de som compatível com o espaço) do que cinco violinistas tocando totalmente acústico, o mesmo vale para as vozes e demais componentes da orquestra. Em relação ao repertório, que varia muito de igreja para igreja, sempre aconselho iniciar o casamento com uma música grandiosa para entrada dos padrinhos, pois é necessário que toda igreja faça silêncio e se levante ao mesmo tempo para o início do cortejo e para que todos estejam na mesma sintonia.

A variação de intensidade entre as músicas é outro fator importantíssimo para que todos tenham destaque em seus momentos de entrada, por exemplo, quanto mais delicada for a música das daminhas, mais destaque dará para a entrada da noiva. Deve-se, também, ter cuidado na escolha da música para a hora da bênção das alianças, pois devemos nos lembrar que é a única música que está dentro da cerimônia em si (parte litúrgica católica) e que deve ser totalmente religiosa e nunca uma inovação.

Um grande deslize que vejo também na escolha de repertório, é a escolha da música do momento das assinaturas, com certeza o momento mais monótono para os convidados. Aconselho que seja escolhida uma música de grande beleza e imponência, como se fosse um concerto oferecido aos convidados, que permanecerão envolvidos com a cerimônia até o final e não se ausentarão da igreja. A música de cumprimentos sim, pode começar a cair de intensidade para destacar a grandiosidade da saída dos noivos.

Outro ponto interessante de se citar, é a orquestra sempre disponibilizar uma pessoa de seu staff para auxiliar o cerimonial na entrada do cortejo, utilizando também a comunicação via rádio para que os casais sejam liberados nas partes corretas das músicas. Exija sempre que os músicos façam a ambientação da igreja por pelo menos trinta minutos para recepcionar os convidados."

Gostaram??
Beijinhos!!!


7 comentários:

  1. Pri, fiz um post exatamente sobre as músicas da cerimônia! Adorei as tuas dicas... complementam as que passei lá no blog! Vou anotar tudooo!
    Bjão

    ResponderExcluir
  2. Mozis!!!!
    O blog está incríveeeellll!!!
    Muito legal mesmo.
    Beijo procês!
    Marcos Felice

    ResponderExcluir
  3. É por isso que o Delfim é sensacional!! Ele faz um casamento mega inesquecívell!! AMOOOO!! beijos

    ResponderExcluir
  4. Seu blog é ótimo.. estou lendo tudo, praticamente desde o início...
    Vou casar em 2012, e gostaria que fosse no alto tb.. Se vc tiver como me mandar os orçamentos que vc tem, eu agradeço mt.
    thaiscasamento2012@gmail.com
    Mais uma vez parabéns pelo blog, casamento, e tudo.
    Beijos e obrigada

    ResponderExcluir
  5. Oie!

    Pois é não é facil contratar um coral não auehaueha
    mas tudo dara certo no final...
    Nessa parte levei sorte pois sou da área musical e musico eh o q nao vai faltar no meu casório auehaueh!
    Teu vlog eh muito fofo!
    aparece por lá!
    Bjoca

    ResponderExcluir

É tão bom saber que tem alguém lendo!! Deixe seu comentário! :)


Você é o leitor de número...

Counter